Listen

Description

Debate da Super Manhã: Quem possui a responsabilidade legal de educar crianças e adolescentes nem sempre se limitam aos cuidados que esses precisam. As vezes - pais, mães e outros parentes - têm o intuito de sabotar a outra parte dessa relação. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 80% dos filhos de pais separados sofrem alienação parental. A atitude foi agravada durante a pandemia de Covid-19, quando as ações judiciais tiveram um aumento de 171% nos anos de 2019 e 2020. Essa violência pode gerar transtornos psicólogos naqueles que apenas desejam ser acolhidos, com amor e responsabilidade afetiva, pelos cuidadores.
No debate desta quinta-feira, a comunicadora Natalia Ribeiro conversa com os nossos convidados para saber o que diz a lei e as consequências da alienação parental. Como proteger crianças e adolescentes desse dolo.
Participam a advogada e presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Dra. Virginia Neves Baptista, a psicóloga e chefe do Núcleo do Centro de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Nathália Della Santa, e o psicólogo e gerente-geral de Política para Criança e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), Macdouglas de Oliveira.