Listen

Description

itunes pic
Inter Oceânica radio sem fronteira
www.interoceanica.tv.br

A decadência moral da Igreja no século X

O século X é conhecido com um período de forte crise no interior da Igreja. Parte dessa crise teve sua origem ainda no século IX. As invasões normandas e húngaras deixaram várias igrejas e mosteiros em ruínas o que contribuiu para uma onda de pessimismo e de desorientação em parte do clero. Nos anos subsequentes, se intensificou o processo de feudalização no interior da Igreja. Bispos se tornam vassalos de nobres e lhes prestam Homenagem. Além disso, bispados e mosteiros passam a pertencer a Senhores Feudais. Assim, um dos fatores cruciais para compreender a decadência moral da Igreja no século X é a interferência do poder secular na Igreja e mais precisamente, no trono papal. Neste período o papado ficou subordinado às famílias aristocráticas romanas e se transformou em uma instância de poder disputada entre elas. O assassinato era comum para eliminar os concorrentes ao trono pontifício.

Como não se bastasse, intensificam-se duas práticas no interior da Igreja: a simonia e o nicolaísmo. A simonia consistia no comércio das coisas sagradas como sacramentos, relíquias e funções consagradas. A origem do termo encontra-se nos Atos dos Apóstolos, onde o mago Simão tenta comprar de Pedro o poder da transmissão do Espírito Santo pela imposição das mãos. Já o nicolaísmo consistia na desordem dos costumes, isto é, clérigos viviam como um leigos, portavam armas e desrespeitavam o celibato. Ao que tudo indica, o termo é similar aos nicolaítas, seita citada por João no livro do Apocalipse.

Este parecia ser um quadro catastrófico, irremediável. No entanto, o século XI se afirmará como um período de reforma no interior da Igreja. Papas vindos de comunidades monásticas farão um grande esforço para moralizar o clero e separar o poder espiritual do poder temporal. O papa Gregório VII será o grande protagonista desta reforma. Em breve, veremos como!

O anticrsto será um religioso, ou politico que trabalha na forma da Lei: