Listen

Description

A exaustão tem sido uma palavra repetida para retratar a situação de muitos profissionais de saúde após tantos meses de pandemia. No momento em que a Covid-19 está de novo a preocupar-nos mais, a ministra da saúde falou da importância de se seleccionarem profissionais resilientes e não apenas competentes do ponto de vista técnico.
Foram, de imediato, várias as vozes da saúde que se levantaram indignadas, ao ponto de a ministra vir pedir desculpa e de o Presidente da República correr a afirmar que ninguém duvida da resistência dos profissionais de saúde.
A verdade é que nos últimos dois meses se demitiram mais de 100 profissionais de saúde, na maioria com cargos de chefia ou mesmo Direção em hospitais do SNS. Alegaram falta de recursos humanos, investimento em carreiras, equipamentos e instalações.
A saída de médicos do SNS para o privado é permanente e outros profissionais, como os enfermeiros, já assinaram escusas de responsabilidade em vários serviços, por considerarem não ter condições de cuidar dos doentes em segurança e com qualidade.
Nesta emissão em estúdio, contamos com Jorge Roque da Cunha, Presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Pedro Pita Barros, Professor de Economia da Saúde, Ana Jorge, Antiga Ministra da Saúde, Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carmen Garcia, Enfermeira e autora do blogue ?Mãe Imperfeita?, e ainda Eurico Castro Alves, Presidente Convenção da Saúde.