Mais de metade dos portugueses não leram um único livro no último ano. E quem leu, em termos médios, leu pouco. Não faltam esforços públicos e privados para incentivar a leitura, mas alguma coisa está a correr mal. Como fazer com que os mais jovens não ignorem os livros? E como podem os livros competir com o ecrã? Seja o do cinema, o da televisão ou o das redes sociais no telemóvel? Se somos o que lemos, e lemos pouco ou nada, que país seremos afinal hoje e no futuro?
No debate e em estúdio estão Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, Francisco José Viegas, escritor, editor e antigo Secretário de Estado, Joana Bértholo, escritora e dramaturga, César Carvalho, professor bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Armamar, e a partir dos Açores, da ilha terceira, outro escritor, Joel Neto, também cronista e com presença regular em diversos média. Também à distância, participam José Manuel Oliveira, Diretor da Casa Camilo
Ana Rita Fernandes, Livreira da Livraria Baobá e ainda Sarah Luz, uma ?Poeta Youtuber?, responsável pelo canal ?Poesia de cor?.