Listen

Description

As vacinas sossegaram-nos, a guerra dispersou as nossas atenções e de repente a pandemia que nos atormentou durante dois anos já parecia coisa do passado. A verdade é que, particularmente desde Março, o número de infeções voltou a subir bastante em Portugal e somos, nesta altura, o país da União Europeia com maior número de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e o segundo no número de mortes, só atrás da Grécia.
É necessário sublinhar que não se repete a situação dramática do início de 2021, mas há de novo pressão já preocupante sobre os hospitais, com muitos internamentos e não faltam especialistas a reclamar, por exemplo, o regresso do uso de máscara obrigatório em espaços fechados ou com muita gente. As autoridades mantêm a medida como apenas conselhada e facultativa, mas ontem mesmo o governo decidiu retomar a comparticipação dos testes antigénio nas farmácias.
Neste programa estão hoje vários protagonistas da gestão e do debate sobre a pandemia em Portugal, a começar pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Diretor de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, Nelson Pereira, o microbiologista e investigador do Instituto Ricardo Jorge, João Paulo Gomes, o Presidente Associação de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, e ainda Raquel Duarte, Médica Pneumologista, que integrou a equipa que aconselhou o desconfinamento no país.