Listen

Description

O pais vai ter eleições e escolher o futuro governo no próximo dia 30 de janeiro. António Costa deu ontem uma entrevista à RTP em que disse que não deve haver receios de uma maioria absoluta mas em que evitou colocar sal nas feridas abertas com o PCP e o Bloco de Esquerda.
Ao mesmo tempo, reabriu a porta de diálogo à direita, numa altura em que o PSD, tal como o CDS, decide quem será o líder do partido a concorrer às legislativas.
O PSD tem eleições internas já este mês, o CDS não deverá ter apesar de haver dois candidatos, enquanto o Chega e a Iniciativa Liberal reconduzem os líderes e se preparam para ganhar eleitorado, isto segundo as sondagens. Perguntamos esta noite se há, neste contexto, uma alternativa de centro-direita potencialmente ganhadora.
Em debate estão os militantes do PSD André Coelho Lima, apoiante de Rui Rio, e Miguel Pinto Luz, apoiante de Paulo Rangel. Também em estúdio está o antigo líder do PSD e Primeiro-Ministro Pedro Santana Lopes, actualmente presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Guimarães Pinto, o professor de economia que foi fundador e primeiro líder da Iniciativa Liberal, a politóloga Marina Costa Lobo, investigadora-principal do Instituto de Estudos Sociais e ainda Ricardo Ferreira Reis, que dirige o CESOP, Católica - Sondagens, que coordenou mais um estudo de opinião para a RTP, Antena 1 e Público na semana passada.