Listen

Description

A história está a acontecer a cada minuto, e ao início da noite surgiu a notícia de que os doze clubes rebeldes podem já não ser doze, mas dez apenas, com abandono do projeto por parte do Chelsea e do Manchester City, ambos de Inglaterra. O certo é que provocaram um terramoto, que há alguns anos pairava como ameaça mas muitos acreditaram que nunca iria acontecer.
Este grupo, com vários dos maiores clubes de futebol da Europa, ingleses, espanhóis e três italianos,... decidiu avançar com a ideia de uma SuperLiga europeia, uma prova de elite que iria tornar secundária a actual Liga dos Campeões.. E propuseram um modelo de funcionamento que torna quase impossível o acesso de outros clubes a essa prova, desde logo de países que não estão entre os cinco mais ricos, como é o caso de Portugal. 

Para discutir as implicações deste terramoto recebemos neste debate à distância: João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Miguel Poiares Maduro, Jurista e Ex-Presidente do Comité de Governação da FIFA, José Boto, Diretor Desportivo FC Shakhtar Donetsk e Alexandre Mestre, Advogado e Professor de Direito do Desporto. Em estúdio recebemos Raquel Vaz Pinto, Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da U. Nova, António Tadeia, Comentador RTP e Marco Silva, Treinador de Futebol.