Listen

Description

Por Santo Agostinho.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai o seu louvor na assembleia dos fiéis.

Somos convidados a cantar um canto novo ao Senhor. O homem novo conhece o canto novo. O canto é uma manifestação de alegria e, se examinarmos bem, é uma expressão de amor. Portanto, quem aprendeu a amar a vida nova, aprendeu também a cantar o canto novo. Assim, é pelo canto novo que nós devemos reconhecer o que é a vida nova. Tudo isso pertence ao mesmo Reino: o homem novo, o canto novo, a aliança nova.

Não há ninguém que não ame. A questão é saber o que se deve amar. Nós somos convidados a escolher o que havemos de amar.

Mas o que podemos escolher, se antes não formos escolhidos? Porque não conseguiremos amar, se antes não formos amados. Escutai o apóstolo João: Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Procura saber como o homem pode amar a Deus. Não encontrarás resposta, a não ser esta: Deus o amou primeiro. Aquele que nós amamos se entregou a si mesmo e deu-nos a capacidade de amar. De que maneira ele nos deu essa capacidade de amar? Ouçam São Paulo: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações". Por quem? "Pelo Espírito Santo que nos foi dado".

Tendo, portanto, uma tão grande certeza, amemos a Deus com o amor que vem de Deus. Escutai ainda mais claramente o mesmo São João: Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

Óh irmãos,  filhos, novos filhos da Igreja católica, óh geração santa e celestial, que renascestes em Cristo para uma vida nova! Ouvi-me, ou melhor, ouvi através do meu convite: Cantai ao Senhor Deus um canto novo.

Cantai com a voz, cantai com o coração, cantai com os lábios, cantai com a vida: Cantai ao Senhor Deus um canto novo.

Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.