Listen

Description

Por Joseph Schrijvers.

O amor entre dois seres humanos já é tão misteriosamente grande, que a razão não pode abarcá-lo. As almas compreendem-se e se amam. Compreendendo-se, elas se sentem reciprocamente impelidas. Amando-se, elas se penetram reciprocamente e se assimilam uma à outra.

Se Deus quis estabelecer entre duas almas uma união tão profunda, que verdadeiramente uma vive na outra, qual não será a união que liga Jesus à alma daquele que o ama, união ao mesmo tempo humana e divina, natural e sobrenatural.

Oh, bom Jesus! Nem ouso pensar: vossa alma bendita, toda cheia de bondade, passa inteiramente na minha; vosso espírito se adapta ao meu, o esclarece, o eleva, e infunde-lhe vossas próprias ideias. Vosso Coração envolve o meu, enlaça-o com mil laços de amor, enobrece-o, torna-o suave, humilde, bondoso. Vosso espírito faz circular sua vida divina no meu espírito. Repara, alimenta, sustenta com a sua graça, com sua própria substância, todas as fibras do meu ser sobrenatural.

Eu vivo, mas já não eu. É Cristo que vive em mim.

É preciso que vivas e que Jesus, na obscuridade e na paz, desenvolva a semente da vida divina, que ele em ti depositou, pela graça santificante.
É preciso pois, que ele prepare, sem ser impedido, para eternidades sem fim, a obra-prima que será a tua alma. É preciso que ele leve à plenitude em ti seus desígnios eternos de inefável união; é preciso que, em ti e por ti, ele ame e glorifique sem fim o Pai que está nos céus.

Pois, se Jesus se apodera a tal ponto de tua vida e de tua atividade, não é exclusivamente por ti. É pelo Pai, o autor e o consumador de todas as coisas. Se ele se une a ti de um modo tão íntimo, é para continuar em ti sua própria vida, sua obra de redenção, seus sofrimentos, sua morte e seu triunfo. Tu vives, mas não: é Cristo que vive em ti. É Jesus que em ti trabalha e ora, sofre e se alegra, auxilia e consola o próximo.

Vês qual deve ser e qual será doravante tua vida? Tua vida será a imitação perfeita de Jesus Cristo, levada até a uma espécie de assimilação ao Divino Amigo, de identificação com ele. "O Pai nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu divino Filho". A tua única ocupação será amar a Jesus, dizer-lhe incessantemente que o amas, pedir-lhe para transformar-te à sua imagem, purificar-te de todo o egoísmo e tomar posse de tua inteligência, de tua vontade e de todos os teus atos. Enfim, de viver ele mesmo em ti.