Por Joseph Schrijvers.
No Antigo Testamento, Deus disse ao homem: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças".
Jesus tomou de novo o mesmo mandamento, e nos mesmos termos: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua mente. É o maior e o primeiro mandamento", disse Ele.
Os apóstolos anunciaram em seguida esta verdade a todos os povos. "Deus é caridade", diz São João, "e aquele que permanece na caridade, permanece em Deus e Deus nele".
"Acima de tudo isso, apegai-vos à caridade, que é o vínculo da perfeição", disse São Paulo.
Amar a Deus com todas as potências, eis o mandamento, eis o fim único da vida do homem no mundo, eis a santidade.
Ser santo não é, pois, fazer milagres. É somente amar a Jesus de todo o coração, é entregar-se a ele sem reservas, é crer firmemente em seu amor.
Ser santo não é ser isento de faltas. É apenas não pecar por malícia, não amar seus defeitos. É refugiar-se nos braços de Jesus depois de cada fraqueza, e pedir-lhe a cura.
Ser santo não é perder as forças em mortificações, não é fugir aos olhares do mundo, não é ocultar-se no fundo de um deserto; nem mesmo assombrar o mundo com o esplendor das obras ou dominar o mundo com o poder da palavra. Longe disso. Ser santo é aplicar-se tranquilamente em cumprir os deveres de seu estado, para agradar a Jesus. Suportar, para lhe ser agradável, os pesares da vida. E deixar a Ele plena liberdade em dispôr, a seu bel-prazer, da alma e do corpo, da saúde e de todos os bens.
Jesus não pede senão o coração. Quando a pessoa o ama, para ela tudo está bem. Genoveva e Pascoal Bailão, eram pastores, mas amavam a Jesus e foram santos. Isidoro era lavrador, Zita era criada. Crispim era sapateiro, Benedito Labre era mendigo. Que importa? Todos eles não tinham senão um ideal: amavam a Jesus apaixonadamente e esqueciam-se de si mesmos.
Não queres fazer o mesmo? Não queres unir-te a essa legião de almas generosas de todas as condições, de todas as idades e de todos os países, que formam a côrte de honra do rei Jesus?
De ti também, Ele quer fazer um santo. De ti também. Ele te chama, te convida para fazer um retiro de amor. Não te assustes da tua fraqueza nem da tua inconstância. Jesus é bom e poderoso. Ele pode reparar num momento o teu passado. Deixa-te cativar pela graça. Ele fará de ti a conquista de seu amor. O segredo de encantar o coração de Jesus, de tudo obter dele, é jamais duvidar de sua bondade.