*) Houve, nos últimos dias, uma escalada de críticas internacionais, especialmente nos Estados Unidos, às ações do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Mais do que críticas: há disputas judiciais. Por exemplo: o Tribunal Distrital Federal dos Estados Unidos na Flórida afirmou, em decisão divulgada nesta terça-feira (25) que a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media, empresa do presidente Donald Trump, não são obrigadas a cumprir ordens expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Houve ainda uma publicação do Departamento de Estado norte-americano, repostada pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, com críticas a decisões judiciais do STF envolvendo empresas americanas.
O Brasil reagiu e pode até escalar a crise. Teve nota oficial do Itamaraty, dizendo que o Departamento de Estado do país "distorce o sentido" de decisões do STF.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a escalada internacional de críticas a Alexandre de Moraes. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.