*) O Supremo Tribunal Federal (STF) já concluiu o julgamento de três réu acusados pelos atos de 8 de janeiro. Todos foram condenados, com penas de 14 anos de prisão para um deles e de 17 anos de prisão para outros dois. Em todos estes casos, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes.
Os magistrados consideraram que o objetivo comum da multidão que vandalizou o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF era depor o presidente Lula e restringir ou impedir o exercício do poder pelo Legislativo e o Judiciário.
Claro que houve algumas divergências, como a discussão que envolveu os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. Mas o fato é que a maioria dos ministros do STF foi na linha da punição pesada aos primeiros réus.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa os recados deixados no julgamento dos primeiros acusados do 8 de janeiro e as sinalizações para os próximos julgamentos.
O convidado é o Renan Ramalho, jornalista de política da Gazeta do Povo, especializado na cobertura de Justiça em Brasília.