Listen

Description

*) Acontece neste domingo a eleição venezuelana. De um lado, a manutenção do chavismo, com o ditador Nicolás Maduro. De outro, o candidato da plataforma de oposição, Edmundo González Urrutia. Todas as vezes em que se fala de “eleição” na Venezuela chavista é preciso tomar cuidado. Afinal, todos os pleitos são marcados por perseguição política, inabilitação de adversários, fraudes, entre outras coisas. 

Mais sinais dados nesses últimos dias pelo ditador Maduro tem aumentado (e muito) a desconfiança sobre a lisura do processo eleitoral. Depois de falar em banho de sangue e guerra civil em caso de derrota, agora o ditador ataca o sistema eleitoral, inclusive o brasileiro, sinalizando que não irá reconhecer resultados das urnas que não o favoreçam.

Inclusive, o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro informou, nesta quarta-feira (24), que não vai mais enviar observadores para as eleições presidenciais no pais vizinho. Decisão da ministra e presidente da Corte, Carmen Lúcia.

Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as mais novas ameaças de Maduro na eleição da Venezuela e a desistência do TSE de enviar observadores internacionais para o país vizinho. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo.