Listen

Description

*) O ditador Nicolás Maduro está aumentando ainda mais a repressão à oposição na Venezuela. Um exemplo disso é que, nesta quarta-feira, foi denunciado o sequestro de uma líder oposicionista por integrantes do regime. Ao mesmo tempo, segue uma dúvida em relação ao posicionamento brasileiro sobre a “eleição” na Venezuela.

Por um lado, o governo segue cobrando a divulgação completa e a auditoria das atas eleitorais. Por outro, Lula já deu declarações que transparecem uma certa leniência com o regime. Em meio a tudo isso, o PT, partido de Lula, já respaldou o resultado eleitoral e parabenizou o ditador.

Reportagem publicada pela Gazeta do Povo aponta que o envolvimento do Brasil na tensão política da Venezuela também pode respingar em fatores internos. Para analistas ouvidos pela reportagem, o tema pode ser levado em consideração pelos brasileiros e aumentar a rejeição do PT nas eleições municipais de outubro.

Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o custo político que o caso da Venezuela de Maduro pode ter para o PT e para Lula nas eleições deste ano. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República, que assina a reportagem sobre esse tema.