Não bastassem as críticas e o desgaste político devido à retomada de invasões de terra por parte de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) agora tem uma preocupação a mais. O órgão tenta organizar um novo projeto de assentamentos rurais no país.
O objetivo é atender a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se criar uma “prateleira de terras improdutivas” em parceria com os Estados. Até aqui, o que parece é que o governo pretende fazer uma manobra de retorno a um modelo de reforma agrária adotado até o início dos anos 2000 e que depois foi abandonado justamente porque se tornou inviável diante da realidade competitiva da agropecuária brasileira. Na época, o governo teve que assentar famílias em imóveis comprados pela União, o que encareceu a operação em 70%.
Para falar sobre esse assunto, este episódio do Podcast 15 Minutos conta com a participação do Editor de Agronegócio da Gazeta do Povo, Marcos Tosi.