Já vimos esse filme antes: surge uma nova tendência, tecnologia ou regulamentação, e de um dia para o outro aparecem dezenas, centenas de especialistas autoproclamados sobre o tema, vendendo palestra, consultoria e treinamentos.
Pessoas que, até ontem, nunca tinham ouvido falar do tema, agora se vendem como mestres da inovação, prontos para transformar seu negócio. Foi assim com a LGPD (Lei geral de proteção de dados pessoais), a partir de 2018, quando muitos, a maioria profissionais do direito, se tornaram "especialistas" da noite para o dia, apenas repetindo o que outros diziam e atualizando seus currículos para um tal de especialista em Direito Digital ( que sequer existe dentro das especialidades do Direito Brasileiro).
Agora, a Inteligência Artificial virou a bola da vez, e o mesmo fenômeno acontece: aparecem "revolucionários da IA" que nunca escreveram uma linha de código ou de programação, não sabem diferenciar deep learning de machine learning, mas garantem que vão transformar sua empresa. Mas essa não é uma novidade. Outras ondas de mercado já produziram falsos gurus antes.