Vivemos num mundo que o tempo inteiro nos faz pensar que temos alguma glória, pelo que somos ou fazemos; um mundo que a todo tempo glorifica o homem, ou até outras coisas, mas nega a glória de Deus. A Palavra, porém, nos ensina que toda a glória deve ser dada somente a Ele. Dar a glória a Deus, e entender a Sua glória, nos faz humildes, obedientes a Ele. Como consequência, somos santificados, e nossa vida passará a refletir a glória do Pai, fazendo com que as outras pessoas que não O conhecem passem a dar glória a Ele.
Se tivermos consciência da glória de Deus, veremos a nossa vida, a igreja e o mundo mudar. Isso que ficou conhecido na história da igreja como "avivamento".
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie.Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.
Efésios 2:1-10