Listen

Description

Trigésimo Quarto Dia

O áudio de hoje é um resumo dos Capítulos 8 e 9 que tratam Homem Carnal, Natural e Espiritual X Caráter, Personalidade e Temperamentos

O caráter, não apenas define quem o homem é, mas também descreve o estado moral do homem. O caráter é distinto do temperamento e da personalidade, embora esteja relacionado a eles. O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa ou seja o modo de ser. A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa aquilo que o individuo é. O caráter, influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta como a pessoa age.

Assim notemos que ditos populares tais como Quem vê cara não vê coração, Beleza não põe mesa fazem sentidos pois a impressão enganosa leva a consideração visual e imaginação e não como a pessoa é no seu espírito.

Jacó um exemplo de Caráter transformado por Deus pois o caráter sinaliza a identidade e o estado moral de um indivíduo. O Temperamento um estado de humor enquanto a personalidade um vaso que contém emoção, vontade e inteligência ou seja a essência de sua identidade.
Observamos Jacó em sua consciência Deus o amou e preservou sua Verdadeira identidade porque honrou princípio de autoridade que estava sobre ele mesmo com enganos, máscaras e fortalezas dados sobre ele por meio de sua mãe.

Jacó no tempo certo foi transformado pelo Espírito Santo, Deus mudou sua sorte, e seu nome e viu Deus Face a Face em Gênesis 32.22 a 30


Espelho do SENHOR

Gênesis 27: 11. Entretanto Jacó ponderou à sua mãe Rebeca: “Vê: meu irmão Esaú é peludo, e eu tenho a pele muito lisa. 12. E se meu pai me apalpar? Poderá entender que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de ( Consciência de Jacó = o espírito de Jacó * ) *tolo e, em vez de bênção, atrairei sobre mim maldição. ( porém honrando princípio de Obediência à sua autoridade geracional) 13. Afirmou-lhe sua mãe: “Que tal maldição recaia sobre mim, meu filho! Tão-somente faze o que te peço: Vai e traze os animais para mim!” 14. Então ele foi buscá-los e os trouxe para sua mãe que preparou um delicioso prato, exatamente como seu pai apreciava.


Escudo da Paternidade

1 Coríntios 2: 7. Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou antes da origem das eras, para a nossa glória. 8. Nenhum dos governantes (Autoridade) desta era compreendeu essa sabedoria, pois se a tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória! 9. No entanto, como está escrito: “Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam”. 10. Deus, todavia, o revelou a nós por intermédio do Espírito! Porquanto o Espírito a tudo investiga, até mesmo as profundezas de Deus. 11. Pois, quem conhece os pensamentos do ser humano, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim, igualmente ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12. Nós, entretanto, não recebemos o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de que possamos compreender o que por Deus nos foi outorgado gratuitamente. 13. Sobre isso também pregamos, não com palavras ensinadas pelo saber humano, mas, sim, com palavras ministradas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 14. As pessoas que não têm o Espírito não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente. 15. Contudo, aquele que é espiritual pode discernir todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é compreendido; porquanto: 16. “Quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?” Todavia, nós temos a mente de Cristo!