Listen

Description

No Conexão nº 66, o destaque é o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína, plataforma digital desenvolvida por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa. O objetivo é incentivar meninas e mulheres de 15 a 21 anos a ingressarem nas áreas de STEM — acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática — através de cursos que incluem a lógica da jornada da heroína.

A jornada da heroína é a versão feminina do padrão Jornada do Herói — ou monomito — criado por Joseph Campbell em 1949. A versão apresentada por Maureen Murdock em 1990 contempla as questões sociais que geram desafios exclusivos à história de protagonistas femininas. A desigualdade de gênero, por exemplo, está presente nas áreas de STEM, em que as mulheres representam apenas 31% do mercado de trabalho e 33% dos cursos de ensino superior.

Nesta edição, ouça também: Conselho Universitário (Consuni) aprova a criação de nove cursos de pós-graduação; Editora UFRJ lança livro "Catalisando a Economia Circular: conceitos, modelos e sua aplicação em setores de economia"; UFRJazz Ensemble se apresenta nesta quarta-feira como parte da Semana de Aniversário da Escola de Música; e, no Conexão nas Artes, a resenha do livro "Crianças nas Sombras", de Hedjan CS e Amora Moreira.

Fique conosco! Acesse nosso site e acompanhe a Minerva nas redes sociais.

Ficha técnica
Realização: Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Disney Pereira
Locução: Emília Teles e Vinicius Lyra
Edição de áudio: Victor Vieira e Vinicius Lyra
Conexão nas Artes: Tassia Menezes
Trilha: http://partnersinrhyme.com/