Em maio, a chacina do Jacarezinho. Em junho, o brutal assassinato de Kathlen Romeu, de 24 anos grávida de 13 semanas, durante operação policial realizada em Lins de Vasconcelos. Afinal, que política de segurança pública é essa que mata uns e diz proteger outros? O Conexão UFRJ de 21/6 recebe Fernanda Barros, professora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ, para uma conversa sobre necropolítica. O conceito, desenvolvido pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, tem sido bastante discutido entre ativistas e acadêmicos do Sul Global, que tentam compreender as ofensivas dos governos sobre a própria população.
Na edição desta semana você confere ainda: Ronda Maré de Notícias reforça a necessidade do uso de máscaras, mesmo depois da vacinação; ciência brasileira perde mais da metade da cota de importação de insumos e tem pesquisas de ponta comprometidas; UFRJ Macaé realiza rodas de conversa sobre física e astronomia.
Fique conosco! Acesse nosso site (www.conexao.ufrj.br) e acompanhe a Minerva nas redes sociais (https://linktr.ee/ufrj.oficial).
Ficha técnica:
Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, reportagens e roteiro: Patrícia da Veiga
Ronda Maré de Notícias: Dinho Costa
Locução: Carolina Correia e Patrícia da Veiga
Edição: Victor Vieira e Vinicius Lyra
Trilha: http://partnersinrhyme.com/