Listen

Description

Paulo Freire vive? Como? Por quê? Qual o seu legado? No Conexão UFRJ n° 47, aproveitamos o centenário do patrono da educação brasileira, celebrado em 19/9, para compreender alguns de seus ensinamentos. Conduzem esse exercício Raquel Paiva, da Escola de Comunicação (ECO); Célia Patriarca, do curso de Nutrição da UFRJ-Macaé; Felipe Addor, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides); e Ricardo Jullian, da Escola Politécnica (Poli).

Atuando em diferentes áreas, algo que nossos entrevistados têm em comum é o valor que dão à escuta do mundo e ao diálogo com o outro. É assim que eles constroem suas pesquisas e sua atuação no Ensino Superior. É assim que se relacionam com Paulo Freire. Ao conversar com Raquel, Célia, Felipe e Ricardo, percebemos como (e com que intensidade) o método proposto pelo educador se faz presente em contextos diversos.

Ainda nesta edição: para quebrar a rotina, Alexandre Silva, locutor do Conexão UFRJ, lê trechos de Pedagogia do Oprimido (1968), Pedagogia da Autonomia (1996) e A casa e o mundo lá fora - cartas de Paulo Freire para Nathercinha (2016). Em outubro, a Faculdade de Educação (FE) realiza evento sobre Paulo Freire e a educação no campo. E na Ronda Maré de Notícias, confira informações sobre o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

Fique conosco! Acesse nosso site (www.conexao.ufrj.br) e acompanhe a Minerva nas redes sociais (https://linktr.ee/ufrj.oficial).

Ficha técnica
Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga
Ronda Maré de Notícias: Edu Carvalho
Locução: Heloísa Bérenger e Patrícia da Veiga
Participação: Alexandre Silva
Edição: Victor Vieira e Vinícius Lyra
Trilha: http://partnersinrhyme.com/