Listen

Description

Na última semana, com cerca de três meses de atraso, foi aprovada no Congresso Nacional a previsão orçamentária para o Estado brasileiro em 2021. O montante destinado às universidades sofreu corte de aproximadamente R$ 1 bilhão, o que significa 18% a menos do que estava no orçamento de 2020 − que, por sua vez, já tinha sido reduzido em 9% em relação a 2019. Na UFRJ, a restrição será de R$ 71 milhões e recairá sobre as despesas discricionárias, que garantem a manutenção dos serviços. Para entender os impactos disso na vida universitária, no Conexão UFRJ de 29/3, conversamos com Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; e Eduardo Raupp, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da Universidade.

Ainda nesta edição: apesar das dificuldades, UFRJ está entre as cem melhores do mundo nas áreas de Arquitetura e Desenvolvimento; trabalho não para e Universidade caminha para a informatização total de seus processos; projeto de extensão Comunidade Acadêmica que Dá Suporte à Agricultura está com inscrições abertas para novos consumidores.

Fique conosco! Acesse nosso site (www.conexao.ufrj.br) e acompanhe a Minerva nas redes sociais (https://linktr.ee/ufrj.oficial).

Ficha técnica:
Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ.
Produção e roteiro: Patrícia da Veiga.
Apuração das informações e reportagens: Patrícia da Veiga e Victor França.
Locução: Patrícia da Veiga e Vinícius Lyra.
Edição: Vinícius Lyra.
Trilha: http://partnersinrhyme.com/