Boa parte da riqueza dos mais afortunados é atrelada ao valor das ações das empresas deles. Quando os papéis caem e as companhias se desvalorizam, o mesmo acontece com suas fortunas. Por isso a lista dos mais ricos do mundo é tão volátil e pode mudar diariamente. Para se ter ideia, no momento em que decidimos abordar o assunto no podcast desta semana, Elon Musk, dono de empresas como a SpaceX e a Tesla, era o homem mais rico do mundo. Agora, não é mais. Foram algumas horas ocupando o pódio no ranking do qual qualquer um gostaria de participar: os maiores bilionários do planeta.
Enquanto o dinheiro do mundo é finito, a criação de riquezas é infinita. Mas qual a regra de multiplicação do dinheiro que, pra nós, meros mortais, parece só subtrair e subtrair? Em um país com ricos cada vez mais ricos, os pobres vão ser sempre cada vez mais pobres?
Sobre esse assunto, conversamos o professor-pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Educação Matemática, Amarildo Melchiades da Silva. E para trazer um olhar histórico para essa questão, recebemos o historiador e bacharel em Economia Jorge Grespan, professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo.
Um Papo sobre Ciência é um podcast do Jornal da Band, com Joana Treptow, que tem a proposta de aprofundar temas e descobertas do universo científico.
Coordenação: Stéfanie Rigamonti
Direção: André Basbaum