Na última segunda-feira, 10 de maio, Israel bombardeou a Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de foguetes em Jerusalém pelo movimento islâmico palestino Hamas. Nesta atual escalada de violência – sim, porque há várias – tudo começou no dia 7 de maio, última sexta-feira do Ramadã, que é um mês sagrado para os muçulmanos, porque foi o momento em que o arcanjo Gabriel, segundo a religião islâmica, desceu do céu com a mensagem de Allah para Maomé: o Alcorão.
Milhares de pessoas estavam nas proximidades da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém - o mais sagrado do judaísmo e um dos mais sagrados do islã - quando um grupo de palestinos foi impedido de entrar lá. A polícia israelense disse que usou a força para "restaurar a ordem" devido aos "distúrbios de milhares de fiéis" após as orações noturnas. Três dias depois, os ataques vieram...
Assim como nesse episódio, os conflitos na região são sempre por motivos político-territorial e histórico. Por isso, é impossível entender o que está acontecendo agora por lá sem olhar para trás. Por isso, conversamos com a historiadora Monique Sochaczewski, pesquisadora sênior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio.
Participa também da entrevista o jornalista Yan Boechat, que tem experiência com jornalismo de guerra, e já cobriu inúmeras vezes os conflitos na região.
Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com a apresentadora Joana Treptow, que tem a proposta de debater assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.
Coordenação: Stéfanie Rigamonti
Operação de áudio e sonorização: Erik Narciso Vernizzi
Direção: Andre Basbaum