Quando surgiu, em 2009, especulou-se que as criptomoedas seriam a forma de pagamento e transações do futuro. A primeira delas e a mais conhecida, o Bitcoin, já faz parte do nosso dia a dia. Pelo menos no nosso ouvido, porque, na prática, não é bem assim.
No Brasil, menos de 100 estabelecimentos comerciais aceitam algum tipo de criptomoeda. Um dos motivos para isso é a volatilidade da moeda: ela ganha e perde valor muito facilmente. E o que tem interferido muito no valor do Bitcoin é o fator Elon Musk, hoje o terceiro homem mais rico do mundo. Mas o que ele tem a ver com isso?
Ele já foi um dos maiores incentivadores da moeda, e, na semana passada, decidiu que a Tesla, empresa dele, não iria mais aceitar transações com o Bitcoin – o que provocou uma queda de 12% no valor da moeda.
Para entender melhor, recebemos Bruno Milanello, executivo da área de Investimentos do Mercado Bitcoin. Também conversamos com o professor de tecnologia Gustavo Torrente, que falou sobre a segurança desse tipo de investimento.
Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com a apresentadora Joana Treptow, que tem a proposta de debater assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.
Coordenação: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum