Praticamente todos os brasileiros tiveram os CPFs expostos no início do ano. Foram dois megavazamentos de dados. Se você está se perguntando se alguma informação pessoal sua foi vazada, a resposta é: muito provavelmente, sim. O número de CPFs expostos é maior do que a atual população brasileira.
Além disso, RG, nome completo, data de nascimento, e-mail, telefone, informações sobre poder aquisitivo e até fotos de rosto são outras informações que foram vazadas. Apesar da gravidade, pouca coisa se sabe sobre esse crime – que foi um dos maiores, senão o maior, vazamento da história.
De onde esses dados foram roubados? Quem roubou? Qual o tamanho do prejuízo? O que poderá acontecer com essas informações? Os criminosos vão ser presos?
Com a digitalização de praticamente tudo que faz parte da nossa vida, essa é uma situação que se torna cada vez mais provável de se repetir. Como podemos nos proteger? É isso que abordamos neste episódio com o especialista em Tecnologia e Segurança Digital Arthur Igreja e o professor Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV, e especialista em Direito Digital e Proteção de Dados.
Vem com a gente para Um Papo sobre Ciência, podcast do Jornal da Band com apresentação de Joana Treptow.
Sonorização: Sammy Farah
Coordenação: Stéfanie Rigamonti
Direção: André Basbaum