Listen

Description

Era 1h30 da manhã no horário local quando parte de um prédio de 12 andares veio abaixo. Moradores acordaram assustados com o estrondo. Os bombeiros chegaram rápido e começaram a vasculhar o que sobrou do edifício, com a ajuda de cães farejadores. Um dos primeiros a ser resgatado foi um menino, encontrado por um vizinho que passava no local e ouviu o choro vindo dos escombros.

O prédio que desabou fazia parte do condomínio Champlain Towers South, que fica em Surfside, a 10 quilômetros de Miami Beach, nos Estados Unidos. Ele terminou de ser construído em 1981, mas periodicamente passava por vistorias, conforme lei da Flórida. No momento da tragédia, o telhado do local estava sob reforma e depois seria submetido a uma inspeção.

Mas não deu tempo. Veio a catástrofe! Já são quatro mortos e 159 desaparecidos. Dos 136 apartamentos do edifício, apenas 55 não ruíram com o restante da estrutura. Para os 37 moradores que foram resgatados com vida, o saldo foi o trauma que essa tragédia deixou em cada um.

É o caso de Bruno Treptow, pai da apresentadora Joana Treptow e um dos sobreviventes. A jornalista, ao lado da editora de internacional do Jornal da Band, Beatriz Correa, conversou com Bruno, que deu detalhes dessa catástrofe. Confira!

Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata
Edição e sonorização: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum