Listen

Description

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Datas como essa são importantes não apenas para celebrar os direitos conquistados até aqui, mas também pra refletir sobre o que a sociedade ainda precisa fazer para tornar as relações entre as pessoas mais igualitárias.

Temos visto nossa sociedade passar por mudanças nos últimos anos, e isso fica nítido pelo perfil de algumas pessoas escolhidas nas campanhas publicitárias, em programas de televisão e no mercado de trabalho. Muitas empresas já perceberam que a pauta LGBTQIA+ é fundamental para o crescimento de seus negócios, e sabem que a diversidade é um caminho sem volta.

Não à toa, grandes companhias têm recorrido a consultorias para entender como ampliar suas políticas de inclusão. E, recentemente, cerca de 800 empresas se reuniram para derrubar um projeto de lei que surgiu como uma tentativa para restringir a representatividade da população LGBTQIA+ na publicidade.

Mesmo assim, o cenário no mercado de trabalho ainda é de insegurança para essa comunidade: 61% dos LGBTs no Brasil escondem sua orientação sexual no ambiente de trabalho por medo de rejeição. O dado faz parte de um estudo divulgado no ano passado pelo Center for Talent Innovation.

O que as companhias e a sociedade como um todo podem fazer para mudar essa situação? Sobre isso, a apresentadora Joana Treptow e o repórter Juliano Dip conversaram com o comunicólogo especializado em Psicologia Positiva Rodrigo de Aquino.

Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com Joana Treptow, que tem a proposta de debater assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.

Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata
Edição e sonorização: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum