Em meio a escândalos de denúncias sobre supostos esquemas de corrupção no Ministério da Saúde para compra de vacinas contra a covid, voltou a discussão sobre um possível impedimento do presidente Jair Bolsonaro. Várias frentes se juntaram na Câmara para apresentar o chamado “superpedido” de impeachment.
Na última quinta-feira (1º), o presidente da Câmara, Arthur Lira - o único que pode dar abertura a um processo de impeachment contra o presidente da República - deu a entender que, por ora, não vai dar sequência à pauta. O presidente da Câmara afirmou que, antes, há outros pedidos na frente e chegou a ironizar a CPI da Pandemia.
Mas nesta sexta-feira (2) a pressão aumentou. A Procuradoria-Geral da República, órgão que tem poder para processar criminalmente o presidente, pediu a abertura de inquérito contra Jair Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Bandeirantes hoje, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o pedido da PGR abre espaço para um processo de impeachment.
Até o fim da gravação deste podcast, o presidente Jair Bolsonaro ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto.
E agora? Será que tem espaço mesmo pra um processo de impeachment no Congresso? Sobre esse assunto, a apresentadora Joana Treptow conversou com o jornalista da Band em Brasília Rodrigo Orengo e com o cientista político Paulo Kramer.
Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com a apresentadora Joana Treptow, que tem a proposta de debater assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.
Roteirização, edição e sonorização: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum