Listen

Description

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quinta-feira, 2 de dezembro de 2021. Meu nome é Maria da Graça Ribeiro Fogli, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, São Paulo, e vamos falar sobre o ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), mais especificamente, para os citros.

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, com estimativa de produção de 268 milhões de caixas de 40,8 kg para a safra 2021/2022. Apesar da concentração do cultivo estar em São Paulo (cerca de 80%), outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pará e Sergipe, têm expandido a sua citricultura, ganhando espaço pelas melhores condições fitossanitárias e fugindo de pragas e doenças, principalmente, do greening.

O ZARC é um importante instrumento de política agrícola, muito ligado ao nosso crédito rural e ao seguro agrícola.

Depois de mais de três anos como cultura não amparada pelo zoneamento, a laranja, acompanhada de outros, retornou em um novo ZARC, cheio de novidades.

Vamos a elas?

Pois bem, a primeira novidade é a estratificação dos riscos em 20, 30 e 40%, como já acontecia nos grãos.

Foi contemplada a diversidade segmentada nas espécies laranja, limão, tangerina, pomelo e toranja.

O ciclo de produção da fruta está enquadrado em muito precoce, precoce, meia estação, tardio e muito tardio.

Também, pela primeira vez, os riscos climáticos associados às fases de desenvolvimento do fruto, começando na polinização, passando pelo pegamento de flores e frutos, crescimento e enchimento dos frutos e, por fim, chegando à maturação.

No caso de investimento, as etapas de plantio até o completo estabelecimento das mudas no campo também estão contempladas no novo ZARC.

São 49 portarias para o Brasil, cujo principal objetivo está na menor exposição dos cultivos aos riscos do clima. Cabe salientar que todos os municípios do estado de São Paulo estão aptos para o cultivo dos citros.

Fica o nosso recado: cumprindo com as determinações do zoneamento, estaremos mitigando riscos inerentes à produção.

Conte sempre com a assessoria em agronegócios de toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.