Listen

Description

Olá, hoje é dia 03 de janeiro de 2023, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios em São João da Boa Vista/SP e falaremos sobre o cenário da Produção de Mudas.

A produção de sementes e mudas vem evoluindo muito nos últimos anos, graças ao avanço e à adoção de novas tecnologias. A regulamentação do setor, cada vez mais alinhada à realidade e à dinâmica produtiva, também sofreu alterações importantes, que tem contribuído para aceleração da modernização dessa atividade no país.

A produção de mudas é uma necessidade para muitas espécies que não possuem outra forma de se propagarem. Para outras, a técnica pode ser benéfica, seja para facilitar o cultivo ou para preservar a informação genética. Em todos os casos, é de suma importância garantir a sanidade do material, para evitar a propagação e a disseminação de pragas e doenças.

Com a formação de mudas por meio da propagação vegetativa, gera-se oportunidade de induzir variabilidade genética em laboratório, e produzir novos materiais comerciais, muito comum nas variações de cores em flores e partes de plantas ornamentais.Também é possível trabalhar a resistência das plantas às doenças, por exemplo.

Na fase produtiva, com a necessidade de renovação das lavouras para manter os níveis elevados de produtividade, além da formação de novas áreas, o setor de produção de mudas se mantém aquecido. Na etapa de comercialização, a busca por novas possibilidades de venda dos produtos, como o comércio online, tem atraído consumidores e sido uma ótima estratégia de rentabilidade para os produtores.

O setor de plantas ornamentais, um dos que mais contribui para a comercialização de mudas, teve um crescimento entre 12% e 15% nos últimos anos e as expectativas são ainda mais positivas para o próximo ano. As espécies florestais comerciais, tais como eucalipto e pinus, possuem produção conhecida, o que abriu espaço para as espécies nativas, próprias para reflorestamento.

Já para as frutas e hortaliças, a expectativa está nas novas tendências de mercado, pautadas em alimentos saudáveis, com certificações, rastreabilidade e garantia de qualidade, além de conveniência no consumo. Inovações que deverão trazer, diretamente, o aumento na produção e consumo para o setor de mudas.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir na produção de mudas. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.