Olá, hoje é quinta-feira, 05 de outubro de 2023, eu sou Marcelo Luiz Pinto, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Gov. Valadares - MG e vamos falar sobre o cenário da Pecuária Leiteira.
Os preços médios ofertados pelo litro de leite em setembro de 2023, referente ao leite coletado em agosto, apresentaram média de R$ 2,25, segundo o CEPEA. Esse valor apresenta desvalorização nominal de 26,2% em relação ao pagamento de setembro de 2022 e queda de 6,8% quando comparado a agosto de 2023.
O CEPEA informou que, com esse resultado, o preço do leite acumula queda real de 13,6% desde o início deste ano (os valores foram deflacionados pelo IPCA de agosto/23).
Com a nova queda do valor do leite pago ao produtor no mês de agosto, a relação de troca do leite piorou em relação à mistura de 70% de milho com 30% de farelo de soja. Foram necessários em média 38 litros de leite para aquisição de 60kg da mistura, contra 35 litros no mês anterior.
As negociações do leite spot, entre os próprios laticínios e cooperativas, operaram com baixa no mês de setembro. Isso indica que o leite a ser pago ao produtor em outubro, pode apresentar nova queda em relação ao leite coletado em setembro. Segundo o CEPEA, o produto apresentou variações negativas no mês de setembro de 12,92% para Minas Gerais, 13,60% para o Paraná e 15,20% para o Estado de São Paulo em relação à cotação do leite spot em agosto. As sucessivas quedas no preço da bebida desde maio vêm desestimulando o produtor e o custo de produção estável pode, em determinadas situações, até inviabilizar a atividade.
Tal situação segue indicando que o produtor precisa focar na gestão de custos da propriedade, otimizar o manejo operacional e estar preparado para uma possível nova queda de preços mesmo durante o período de transição entre a seca e o começo do período chuvoso.
Diante deste cenário, o produtor de leite pode utilizar o BB Opções Agropecuárias e se proteger contra possíveis altas na cotação do preço do milho através de um CALL de milho, buscando garantir um custo de produção de ração concentrada e suplementação proteica em nível aceitável, controlando os custos dentro da porteira.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.