Listen

Description

Olá, hoje é quinta-feira, 06 de abril de 2023, eu sou Diego Duarte Lopes, Assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil e vamos falar sobre o cenário da Pecuária Leiteira.

De acordo com o indicador CEPEA, os preços pagos pelo leite em março de 2023, referentes ao produto coletado em fevereiro, apresentaram “média Brasil” de R$ 2,73 o litro, com valorização nominal de 16,9% quando comparado a fevereiro de 2022 e de 1,6% nos últimos 30 dias. No 1º bimestre de 2023, o leite acumula alta de 6,7%.

O recebimento do leite de fevereiro, referente ao coletado em janeiro, teve uma queda de 1,8%, o que explica essa alta de preços. Agentes do setor acreditam que os preços pagos ao produtor devem se manter firmes, devido à proximidade da época de entressafra e, consequentemente, à captação limitada do produto. Na última reunião da comissão técnica de pecuária de leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), aprovou-se um preço de referência do leite, entregue em março e pago em abril, de R$ 2,65 o litro.

O preço do lácteo no mercado spot em Minas Gerais, segundo o Cepea, também registrou elevação de 8,3% em fevereiro devido, também, à oferta limitada do produto e à proximidade da entressafra.

O produtor de leite pode contar com o BB Custeio Agropecuário, planejando o estoque de forragem para o período da seca, e linha de crédito específica para investir em bem-estar animal e irrigação da pastagem.

Para ouvir este e outros BBCast Agro acesse: blog.broto.com.br”barra”bbcast”traço”agro ou busque por BBCast Agro na plataforma de streaming de sua preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!