Listen

Description

Olá, hoje é quinta-feira, 06 de julho de 2023, eu sou Marcelo Luiz Pinto, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Gov. Valadares - MG e vamos falar sobre o cenário da Pecuária Leiteira.

Os preços médios ofertados pelo litro de leite em junho de 2023, referente ao leite coletado em maio, apresentaram média de R$ 2,72, segundo o CEPEA. Esse valor apresenta valorização nominal de 1,6% em relação ao pagamento de junho de 2022 e queda de 6,0% quando comparado a maio de 2023.

Apesar da queda do valor do leite pago ao produtor no mês de junho, a relação de troca do leite em relação à mistura de 70% de milho com 30% de farelo de soja melhorou. No período, foram necessários em média 30 litros de leite para aquisição de 60kg da mistura, contra 33,8 litros em maio de 2023 e 40 litros em junho de 2022.

Ainda assim, o Centro de Inteligência do Leite da Embrapa alerta que o cenário para a cadeia dos lácteos continua desafiador, uma vez que a importação se mostra elevada, o consumo interno ainda está baixo e poderá haver aumento da oferta a partir de julho. Desta forma, espera-se nova queda nas cotações do leite coletado em junho, a ser pago em julho.

Tal situação indica que o produtor deve continuar focando a gestão de custos na propriedade e estar preparado para uma possível queda de preços do leite mesmo durante o período seco. Diante deste cenário, o produtor de leite pode aproveitar o lançamento do Plano Safra 23/24 e acessar linhas de crédito de investimento e custeio para alavancar suas atividades na pecuária leiteira dentro da porteira.

Para ouvir este e outros BBCast Agro acesse: blog.broto.com.br”barra”bbcast”traço”agro ou busque por BBCast Agro em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.