Listen

Description

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é dia 13 de setembro de 2021. Meu nome é Márcia Calixto, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru, estado de São Paulo, e vamos falar um pouco sobre o cenário da citricultura.

A seca tem prejudicado os pomares do cinturão citrícola, estado de São Paulo e triângulo Sudoeste Mineiro, que se encontram em situação crítica.

Não há absorção de nutrientes, e o crescimento das plantas é interrompido por falta de umidade no solo.

Os eventos de geada no mês de julho agravaram a situação. As cultivares mais precoces foram menos afetadas, mas aquelas de ciclo médio e tardio estão apresentando maiores problemas de desenvolvimento.

Já as lavouras irrigadas encontravam-se em melhores condições fisiológicas do que hoje as de sequeiro e, por isso, foram menos afetadas pelas geadas.

Nos pomares estabelecidos, atingidos pela geada, houve a queima de ponteiro das folhas, mas as plantas tendem a se recuperar.

Nos pomares mais jovens e recém-plantados, os efeitos foram mais severos, com perda total e morte das plantas.

Apesar de ser ano de safra alta, os pomares podem apresentar menor produtividade, com menor quantidade e tamanho dos frutos.

O foco dos produtores agora está na verificação dos danos provocados pela geada e no tipo de manejo que deverá ser adotado para a recuperação dos pomares danificados.

As perdas estão variando entre 5% e 50% em relação à produção prevista, e estes números poderão aumentar, caso as chuvas não ocorram em volume e regularidade esperados.

O cenário atual para preços da fruta é favorável, visto que a demanda segue aquecida e a oferta restrita.

Os preços da laranja devem seguir firmes, fundamentados na continuidade da oferta restrita em função do baixo volume de chuvas na safra.

Assim, o momento é oportuno para investimentos na cultura, já que se aproxima o período do plantio e renovação de pomares.

Para atender o citricultor, o Banco do Brasil possui linhas específicas, como Pronaf, Pronamp, Moderagro e Investagro.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios de toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo o que o agro imaginar.