Listen

Description

Olá, hoje é sexta-feira, 13 de outubro de 2023, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP, e falaremos sobre o cenário da soja.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em nov/23 encerrou o dia 10/10 cotado a US$ 12,71/bushel, redução de 2,23% no mês de outubro. A retração das cotações reflete o avanço da colheita dos EUA, além da perspectiva de grande safra na América do Sul. Outro fator que vem influenciando na baixa do preço está relacionado com o risco financeiro em função das medidas de controle de inflação nas principais economias do mundo. O mercado seguirá atento aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio, que ainda não causa impacto direto na precificação no mercado externo.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgou em seu relatório semanal os dados de colheita da safra norte-americana, que chegou a 12% da área e com ritmo dentro do esperado. Para as condições das lavouras, foram consideradas entre boas a excelentes 50%, redução de dois pontos percentuais em relação a semana anterior. O USDA apresentou no dia 12/10 o seu relatório mensal de oferta e demanda, sem grande influência para os futuros na Bolsa de Chicago.

Conforme os dados de perspectiva de área e produção divulgados pela CONAB, estima-se um aumento de área de 2,5% para a safra brasileira 2023/24 em relação à safra anterior, alcançando 45,18 milhões de hectares. A produção poderá atingir 162 milhões de toneladas, alta de 4,8%. No relatório semanal, o órgão registrou um percentual de 10,1% da área projetada já semeada.

O indicador CEPEA encerrou o dia 10/10 cotado a de R$ 141,47 por saca, apresentando queda de 1,71% em relação ao início do mês. Destacamos a alta do dólar e a manutenção dos prêmios positivos nos principais portos brasileiros.

No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou os mapas meteorológicos para os próximos 15 dias, apresentando pequenos volumes de chuvas para os Estados do MATOPIBA, parte de Goias e Mato Grosso e volumes mais expressivos para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul do Brasil, com possibilidade de até 50 mm de precipitações em média.

Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza as Opções Agro BB. Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em:

- fev/24 com strike/preço garantido entre U$ 12,30 e U$ 12,70/bushel e
- abril/24 com strike entre U$ 12,30 e U$ 12,79/ bushel

Você pode consultar outros vencimentos e fazer simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!