Listen

Description

Olá, hoje é 15 de agosto de 2023, meu nome é Narcelio Góes e sou Assessor de Agronegócios em Mossoró RN e falaremos sobre o cenário do Melão.

No Brasil, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), quase 80% da produção do melão é destinada ao mercado internacional, com destaque para as variedades do tipo amarelo, pele de sapo, cantaloupe, gália e orange.

Conforme o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), na safra de 2022 foram produzidas 400 mil toneladas da fruta destinadas à exportação, movimentando R$ 1,1 bilhão na economia local.

Em março de 2023, os principais destinos de melão foram: Espanha, destino de 41% do volume exportado, Holanda 28% e Reino Unido 26%, conforme dados da Secretaria de Comercio Exterior - Secex.

A concentração da produção do melão ocorre no segundo semestre na região Nordeste, que é responsável por 90% da produção nacional, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. De acordo com o IBGE, a produção de melão irrigado no Ceará, em 2023, é estimada em 74 mil toneladas, 14% abaixo do volume produzido em 2022.

O CEPEA aponta que o preço médio pago ao produtor de melão tipo amarelo, nas regiões da Chapada do Apodi e Baixo Jaguaribe, no primeiro semestre de 2023, foi de R$36,00 a caixa de 13 Kg, queda de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Banco do Brasil conta com linha completa de financiamentos para que o produtor possa investir em implantação e manutenção de áreas cultivadas, investimentos em irrigação, Armazenagem e Exportação.

Procure seu gerente de relacionamento ou parceiro Agro BB para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.

Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.