Listen

Description

Olá, hoje é terça-feira, 15 de outubro de 2024, meu nome é Sttefanne Camp, sou Assessora de Agronegócios em Campinas-SP e falaremos sobre uma fruta nacional, o Pequi.  

Segundo a EMBRAPA, o pequi é fruta nativa do cerrado brasileiro e seu significado na língua indígena, “casca espinhosa”. É uma árvore alta, cuja ocorrência é maior na Região Centro-Oeste e em parte das Regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país.  

Sendo considerada uma planta perene, a qual pode ser classificada como frutífera ou oleaginosa, seus frutos podem ser utilizados de várias formas, a mais conhecida é no consumo direto do caroço em cozidos de carne ou frango, no feijão, no arroz e no conhecido baião de dois.  

Assim, é um produto utilizado na alimentação das populações que vivem ao redor das áreas de ocorrência das plantas, fornecendo parte dos aportes energéticos e nutricionais, principalmente para as famílias carentes, durante sua safra.  

Como oleaginosa, é extraído um óleo que, além de uso na culinária, é empregado na indústria de cosméticos, na produção de sabão, com potencial para biodiesel e, apesar de conhecimentos empíricos, é utilizada no combate a gripes e resfriados.  

Quando possível, sua madeira pode ser utilizada em diversos usos, desde calções de bate-estacas, mourões e até em construções civis e navais, em virtude de sua resistência e alta densidade.  

Apesar dessas características, estudos mais profundos e publicados em relação ao pequizeiro são relativamente recentes. Temos como exemplo o “pequi sem espinhos” lançados a dois anos atrás pela EMBRAPA e EMATER/GO, o qual foi um trabalho de 25 anos de pesquisa entre as duas instituições, contando também com a parceria de produtores rurais.  

Dessa forma, com esse processo de “domesticação da espécie”, aumenta também o conhecimento agronômico desta importante fruta do Cerrado, possibilitando não somente o cultivo para a geração de renda extra, mas também auxiliar na preservação e recuperação deste Bioma, que foi fortemente atingido pelos incêndios esse ano.  

Assim, o Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa implantar pomares comerciais e auxiliar na preservação e recuperação do Meio Ambiente.   

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.