Listen

Description

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 17 de maio de 2022. Meu nome é Sérgio Luiz Sousa, assessor de Agronegócios em Campos Novos (SC), e vamos falar sobre o cenário do trigo.

O plantio segue avançando no Brasil, com as regiões Sudeste e Centro-Oeste mais adiantadas, porém registrando chuvas abaixo do esperado para o período. Já a região Sul, apresenta precipitações adequadas, o que favorece o plantio, com o estado do Paraná apresentando 26% da área plantada – sendo essa três vezes mais adiantada em relação ao mesmo período da safra passada.

A Conab projeta para maio de 2022 um aumento de 3% na área brasileira de plantio, alcançando 2,8 milhões de hectares, e 6% na produção esperada, resultando em produção superior a 8 milhões de toneladas.

No cenário internacional, de acordo com a Bolsa de Comércio de Rosário, há projeção de redução de 8% na área de plantio argentina, o que representa diminuição de 550 mil hectares, em razão de problemas climáticos e custos elevados, estimando a produção em 19 milhões de toneladas.

Segundo projeção do USDA, a safra ucraniana terá uma redução de 35% na sua produção, motivada pela dificuldade na implantação da cultura nas áreas de conflito com a Rússia, e de 52% nas exportações, em razão da impossibilidade de utilização dos portos para escoamento da safra.

No Brasil, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirou a tarifa externa de importação de vários produtos, entre eles o trigo e a farinha de trigo, podendo refletir em uma diminuição do preço do trigo importado.

O produto está sendo comercializado no Brasil acima de R$ 95 por saca, sendo que no Rio Grande do Sul os valores chegam a até R$ 105 por saca.

E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento? O Banco do Brasil disponibiliza a contratação de custeio agrícola de trigo e outras culturas de inverno para safra 2022. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.