Listen

Description

Olá, hoje é 17 de Maio de 2023, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

O plantio avança na Região Sul, que responde por 90% da área de trigo cultivada no país. O estado do Paraná é o que apresenta maior avanço, com 39% da área plantada. Segundo dados do DERAL, a expectativa é de que o estado cultive 1,36 mil hectares, 13% a mais que a safra passada. Nos estados do RS e SC o plantio está em fase inicial, atrasado em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao atraso na cultura da soja.

Segundo as projeções da Conab de maio/23 é esperado o cultivo de 3,3 milhões de hectares no Brasil na safra de 2023. Apesar do incremento de 7% na área, a perspectiva de menor produtividade deve resultar na produção de 9,5 milhões de toneladas, 9,4% inferior à safra de 2022. Vale destacar o incremento de área cultivada nos estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que aumentaram respectivamente 89% e 42%.

No cenário internacional, segundo projeção do USDA para safra 23/24, haverá aumento na produção mundial, de 1,5 milhão de tonelada, puxada pela maior produção de países como Argentina, China, Estados Unidos, Canadá e Índia. Por outro lado, importantes produtores como Rússia, Australia e Ucrânia projetam redução nas suas produções.

Outro ponto de atenção são as negociações envolvendo a extensão do acordo de grãos do Mar Negro, que expira no dia 18/05 e, caso não seja renovado, pode impactar no mercado internacional de trigo.

No Brasil, destacamos a atualização dos Preços Mínimos do trigo calculados pela Conab. Os novos valores têm vigência até 2024 e servirão como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de pouco mais de 6% nos últimos 30 dias, com a tonelada do cereal cotada atualmente a R$ 1.452,14. A maior oferta no cenário nacional devido a produção recorde brasileira da safra passada, influenciou os preços para baixo.

E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento?

O Banco do Brasil disponibiliza a contratação de custeio agrícola de Trigo e outras culturas de inverno para safra 2023. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
Até a próxima.