Listen

Description

Olá, hoje é dia 17 de setembro de 2024, meu nome é Renata Licciardi, sou Assessora de Agronegócios em Lages Santa Catarinae falaremos sobre o cenário das Frutas Vermelhas   Pequenas frutas ou frutas vermelhas, são frutas de clima temperado, com destaque para: morango, amora, framboesa e mirtilo. 

No Brasil, com exceção do morango, as demais são desconhecidas do grande público, porém a produção e consumo vem crescendo nos últimos anos, devido à alta qualidade nutricional.   São encontradas no mercado, in natura, na forma de doces , geleias, sucos e sorvetes, sendo muito utilizadas no segmento de confeitarias. Também é possível encontrá-las congeladas o que possibilita a distribuição para todo país.  

O alto valor de mercado das frutas vermelhas tem despertado o interesse de muitos produtores. Sendo frutas mais adaptadas ao clima frio são mais comuns no sul do país, Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul, mas também são cultivadas em São Paulo e Minas Gerais.  

De acordo com a Embrapa Uva e Vinho, são frutas que apresentam um alto conteúdo de vitamina C e betacaroteno, sendo ricas em compostos fenólicos que são excelentes antioxidantes, devido a estas características são conhecidos como frutas da longevidade, entre esses compostos os mais abundantes são os flavonóides que possuem uma alta atividade terapêutica. Essa substância é capaz de exercer efeito protetor para o cérebro, retardando o envelhecimento e doenças relacionadas, além de ter atividades antioxidantes, anticancerígena e anti-inflamatória.    

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor familiar ou empresarial possa investir na renovação ou implantação de pomares; Irrigação, beneficiamento da produção e comercialização, além das linhas de custeio.  

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.