Olá, hoje é sexta-feira 18 de agosto de 2023, meu nome é Luciano Scuccuglia, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP, falaremos sobre o cenário da soja.
O contrato de soja na CBOT com vencimento em nov/23 encerrou o dia 16/08 cotado a US$ 13,26/bushel, apresentando estabilidade na última quinzena. Os principais fundamentos para a estabilidade são: os dados do último relatório do USDA que apresentou corte na produção norte-americana dentro do esperado, de 117,03 para 114,44 milhões de toneladas e as melhores condições climáticas favorecendo a recuperação do desenvolvimento das lavouras e manutenção na estabilidade da demanda chinesa. Em relação a produção mundial, o órgão também corrigiu a menor, passando de 405,31 para 402,79 milhões de toneladas. Da mesma forma, os estoques finais foram estimados em 119,4 contra 120,98 milhões de toneladas em relação ao boletim do mês anterior.
No relatório de acompanhamento semanal, o USDA apontou elevação de 54% para 59% nas condições boas e excelentes das lavouras, refletindo as boas chuvas ocorridas no mês de agosto.
Para a safra brasileira 2023/24, o USDA manteve suas previsões de que sejam cultivados 45,6 milhões de ha, com incremento de 3,87% e produção total de 163 milhões de toneladas, crescimento de 4,48% ante a safra passada.
No Brasil, o indicador da soja CEPEA em 16/08 foi de R$ 147,86 por saca, apresentando alta de 0,95% em relação a última quinzena. Apesar das baixas externas, os preços domésticos reagiram diante da alta do dólar e do aumento dos prêmios nos portos, que registraram melhora em relação ao mês anterior.
Segundo a NOAA, a previsão de fenômeno El Niño para a Safra 23/24 da América do Sul se mantém, com elevada probabilidade para o trimestre dez/jan/fev. Destacamos a elevação da classificação do impacto do fenômeno, com previsão de intensidade forte.
Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos e as Opções Agro BB. Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em fev/24 com strike/preço garantido entre U$ 12,45 e U$ 12,98/bushel e abril/24 com strike entre U$ 12,42 e U$ 13/ bushel.
Você pode consultar outros vencimentos e fazer simulações acessando sua conta no APP BB, Menu Agro.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!