Olá, hoje é terça-feira, 19 de setembro de 2023, meu nome é Daniel Rocha, sou Assessor(a) de Agronegócios em Montes Claros MG e falaremos sobre o cenário da Banana.
A banana é a fruta mais popular e consumida no mundo, rica em: potássio, magnésio, fibras, vitaminas e antioxidantes, além de ajudar a prevenir câimbras, anemia, depressão e hipertensão. Por ter um pH alcalino pode aliviar a azia e a gastrite.
Segundo o IBGE, os Estados de SP, BA, MG e SC, são responsáveis por mais de 49% do total produzido no Brasil. A produção e a comercialização ocorrem durante o ano inteiro de forma escalonada.
Na safra atual, nos meses de julho e agosto, houve redução da oferta de frutos com melhor qualidade, devido as condições climáticas desfavoráveis como: baixas temperaturas nas regiões sudeste e sul que atrasaram o cacheamento. Além disso, o ciclone extratropical no Sul do País chegou a derrubar bananais em SC.
Nas primeiras semanas de setembro de 2023, no comparativo com o ano anterior as cotações apresentaram queda. De acordo com o CEPEA, a cotação média da variedade “prata” em Delfinópolis - MG, atingiu R$2,99/kg, preço 23% inferior em relação ao mesmo período do ano passado, já a cotação da “nanica”, na Região do Norte de SC, reduziu 50% e está cotada a R$1,44/kg.
Com a disponibilidade de outras frutas no segundo semestre, a tendência é que ocorra uma estabilidade nos preços da banana.
O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa renovar ou implantar pomares; sistemas de Irrigação, infraestrutura de transporte interno, câmaras de climatização e “Packing house”;
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.