Listen

Description

Olá, hoje é sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, meu nome é Giuliano Pradella, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó SC e falaremos sobre o cenário da soja.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em março/23 apresentou alta de 2,03% em janeiro de 2023, sendo cotado à U$ 15,23/bushel no dia 18/01. Os ajustes apresentados no relatório de oferta e demanda do USDA foram os principais impulsionadores das cotações. Outros fatores que vêm contribuindo para os patamares de preços atuais são: a diminuição das restrições da política de Covid zero na China, as tensões geopolíticas no leste europeu e os problemas climáticos na América do Sul.

No mercado interno, a soja foi cotada na Esalq/BMF/BOVESPA a R$ 177,07 a saca em 18/01, representando baixa de 3,91% desde o início de janeiro. O prêmio no porto de Paranaguá para fevereiro/23 está sendo cotado a 0,60 US$/Bushel, já refletindo a entrada da safra 22/23. Com o início da colheita no Brasil, a oferta da nova safra tende a pressionar os prêmios nos portos brasileiros.

As condições das lavouras na América do Sul seguem influenciando na CBOT. No Brasil, o plantio já alcançou 99,2% da área estimada, conforme a CONAB. As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras nas principais regiões produtoras de modo geral, exceto RS, onde as baixas precipitações vêm adiando a finalização do plantio e ocasionando problemas no desenvolvimento da cultura, assim como na Argentina, que também sofre com a estiagem, porém de forma mais intensa, com perdas já consolidadas.

A CONAB registrou no seu 4° Levantamento da Safra 2022/23 a ampliação de da área cultivada, passando para 43,59 milhões de ha, e redução da produção, para 152,71 milhões de toneladas, em função dos problemas climáticos no RS. De acordo com o INMET, estão previstas chuvas volumosas até o final do mês em grande parte do País. Somente o RS e no Centro-Sul do MS permanecem com precipitações reduzidas.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida, diretamente no aplicativo do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Um ótimo ano novo a todos os produtores rurais e suas famílias e até a próxima!