Olá, hoje é sexta-feira, 24 de junho de 2022, meu nome é Wender Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Silvânia (GO) e falaremos hoje sobre o cenário da soja.
As cotações internacionais da soja, tendo como referência a Bolsa de Chicago - CBOT, neste mês de junho apresentam leve retração até o dia 22/06, cotadas em U$ 16,83, queda de 1,07% em relação ao início do mês. Para setembro, os contratos estão abaixo da cotação atual, sendo negociados por U$ 15,54/Bushel.
O clima norte-americano ocasionou atrasos no plantio da soja, mas já alcançou 94% da área prevista, quantidade 3% inferior ao mesmo período da safra passada, mas superior à média dos últimos 5 anos. Outros fatores que também têm influenciado o mercado internacional da soja são a expectativa de aumento da área semeada nos com a oleaginosa nos EUA advinda da redução das áreas cultivadas com milho; O cenário de alta dos juros nas principais economias do mundo; A permanência da guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem gerado dificuldades nas exportações de grãos e a possível redução da demanda chinesa. Destacando, em relação à área cultivada dos EUA, a relevância para a precificação internacional do produto do relatório de estoques e área a ser divulgado no dia 30/06 pelo USDA.
A colheita da safra 21/22 no Brasil está finalizada. A última divulgação da Conab apontou a safra nacional em 124,27 milhões de toneladas, redução de 10,1% em relação à produção da safra 20/21, com produtividade média nacional de 3.032 kg/ha e área cultivada de 40,99 milhões de ha. Para a próxima safra, a estimativa atual é que sejam cultivados 41,5 milhões de ha, aumento de 1,24% em relação à safra passada, conforme o USDA.
Embora a cotação na CBOT apresente uma leve redução em junho (por volta de U$ 16,83/Bushel), os preços da oleaginosa no Brasil apresentaram alta nos últimos dias. O indicador Esalq/BMF/BOVESPA, em 22/06, foi cotado a R$ 199,67/saca, alta de 5,06% devido à desvalorização do real frente ao dólar. O prêmio nos portos vem apresentando redução, sendo cotado atualmente a 1,00 US$/Bushel.
Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro BB e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro de soja podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB. Mas, em caso de dúvidas, consulte seu gerente de relacionamento para maiores informações.
E conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!