Listen

Description

Olá! Hoje é sexta-feira, 24 de setembro de 2021. Meu nome é Danilo Teodoro, sou assessor de agronegócios no Banco do Brasil em Sorriso, Mato Grosso, e vamos falar um pouco sobre o cenário do milho.

O relatório divulgado pelo USDA na última segunda-feira (20) apontou que a colheita de milho norte-americana atingiu 10% do total da área prevista de 34,43 milhões de hectares.

Também indicou que o desenvolvimento está mais avançado em relação à média dos últimos 5 anos, com 57% da safra em estado de maturação. As lavouras em condições excelentes e boas estão em 59%, ficando 2 pontos percentuais abaixo do registrado no ano passado.

Os futuros do milho em Chicago vêm sendo pressionados negativamente pelo avanço da colheita nos Estados Unidos, devido à maior disponibilidade do grão no mercado, o que já era esperado para o período.

No entanto, sofrem influência adicional em relação às preocupações com a normalização do canal de escoamento pela costa do Golfo.

No fechamento do dia 21/09 na CBOT, o contrato para dezembro de 2021 fechou em 5,17 dólares por bushel e para julho de 2022 em 5,29 dólares por bushel.

Internamente, o indicador Esalq/B3, referência Campinas/São Paulo, em seu fechamento no dia 21 de setembro, apontou para 92,08 reais a saca, refletindo uma certa estabilidade nos preços no mercado doméstico, sinalizando que as vendas estão mais retraídas, e o produtores que possuem o grão buscando preços mais altos no final do ano.

De acordo com a consultoria de mercado AgRural, o plantio da Safra Verão de milho 2021/22 chegou a 22% na região Centro-Sul nesta semana.

As boas chuvas registradas nos três estados do Sul, onde se concentram os trabalhos de plantio neste momento, estão favorecendo a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras, sem impactos significativos no ritmo da semeadura.

Visando apoiar o produtor rural na compra antecipada dos insumos na próxima safra, o BB disponibiliza o custeio antecipado para o milho Segunda Safra, que será cultivado em 2022.

Historicamente, a compra antecipada de insumos tem permitido melhores condições negociais, maior segurança quanto ao recebimento dos insumos no período adequado e possibilidade de melhores retornos econômicos da atividade.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!