Listen

Description

Olá, hoje é quinta-feira, 25 de agosto, meu nome é Marcos Lira, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra no Mato Grosso e falaremos sobre o cenário do algodão.

O relatório do USDA do início de agosto trouxe novidades ao cenário de oferta e demanda de pluma, contrariando a expectativa do mercado de redução no consumo, o Departamento manteve a previsão de consumo global em relação ao mês de julho/22, mesmo em meio a notícias sobre inflação e a recessão em países como China e Estados Unidos.

Outro fundamento altista presente no relatório remete à previsão de menor oferta de pluma, devido principalmente à estimativa de recuo da produção norte-americana em 18% em razão da seca que está acometendo as lavouras do país, já considerado irreversível em parte das lavouras.

O mercado internacional assimilou estes fatos e números, refletindo na apreciação das cotações da pluma, que subiram 15% entre os dias 10 e 22 de agosto, sobretudo nos contratos para dezembro de 2022.

No Brasil, a colheita se aproxima do fim, com praticamente 90% das áreas já colhidas. Os números até então indicam redução de produtividade, em especial nos dois maiores produtores nacionais: Mato Grosso e Bahia, em decorrência de adversidades climáticas. No entanto, importante ressaltar que, apesar desta redução, a safra brasileira deverá ofertar um volume de pluma 10% superior ao observado na safra 2020/21, face o aumento de área.

Devido ao cenário de incertezas econômicas globais no médio/longo prazo, importante que o cotonicultor aproveite os momentos de valorização da pluma para comercializar e também proteger suas margens com a utilização do Termo de Moedas e Opções Agro do BB, como forma de proteção contra as oscilações negativas na cotação do dólar e da pluma nos mercados externo e interno.

Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.