Listen

Description

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é sexta-feira, 26 de novembro de 2021. Meu nome é Wender Santos, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário da soja.

A colheita da soja nos Estados Unidos encontra-se praticamente finalizada, com 95% da área colhida. O USDA, em seu relatório divulgado no dia 22/11, manteve a expectativa da safra brasileira em 144 milhões de toneladas, reduziu os estoques finais globais de 104,57 para 103,78 milhões de toneladas e a produção americana esperada de 121,05 para 120,43 milhões de toneladas. Essas novas projeções elevaram as cotações da commodity na bolsa americana ao patamar de U$ 12,70/bushel.

No Brasil, o plantio está praticamente finalizado, já atingindo 92% da área (estimativa assessores do BB), estando 7% mais adiantada que no mesmo período da safra passada. Os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná já encerraram o plantio. Já os estados de Goiás e Minas Gerais estão com 98% de área semeada. No Matopiba, a área semeada chega a 80%.

A Conab divulgou, em seu relatório de perspectiva da safra brasileira 2021/ 2022, uma produção recorde de 142,26 milhões de toneladas de soja, aumento de 3,9% ante à safra anterior.

Pelo indicador Cepea/BMF/Bovespa - Paranaguá, o preço em 23/11 foi cotado a R$ 172,05/saca. O mercado interno, na segunda quinzena de novembro, apresentou variação positiva de 7,67%, impulsionado pela demanda chinesa e alta nos preços internacionais do trigo.

Segundo o Inmet, a previsão para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, para grande parte das regiões Nordeste e Centro-Oeste, é de chuvas dentro da média climatológica, com exceções de parte de Goiás e Distrito Federal. Já em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média climatológica.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição do risco de produção, o BB disponibiliza os seguros rurais, proporcionando tranquilidade ao produtor, pois abrangem a segurança do patrimônio, atividade agrícola e pecuária, fenômenos da natureza, operações financeiras e, principalmente, proteção para o produtor rural e sua família.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.