Listen

Description

Olá, hoje é quinta-feira, 28 de dezembro de 2023, eu sou Marcelo Rabelo, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Governador Valadares-MG e vamos falar sobre o cenário da Pecuária Leiteira.

Após sucessivas quedas na cotação do leite pago ao produtor desde maio deste ano e projeção de novas quedas nos próximos meses de acordo com os CONSELEITE’s estaduais, a atividade de pecuária leiteira atravessa um momento bastante desafiador.

A queda na cotação do leite pago ao produtor em relação aos últimos 12 meses chega a 27%, comparando o valor pago em novembro de 2022 com o valor pago em novembro de 2023. A comparação fica ainda mais desfavorável quando se relaciona o pico de maio de 2023 de R$ 2,90 com a última cotação disponibilizada pelo CEPEA de R$ 1,97, gerando uma queda de 32,1%

Além disso, os efeitos climáticos gerados pelo EL NIÑO afetaram a projeção de produção de milho e soja nas principais regiões produtoras, provocando um movimento de alta em suas cotações. O produtor de leite sente esse impacto diretamente em seu custo de produção, pois são os principais insumos utilizados na ração das vacas leiteiras.

Diante deste cenário, o produtor de leite deve buscar melhorar a gestão de custos dentro da porteira e pode contar com o BB Opções Agropecuárias para assegurar um planejamento e gestão dos custos de produção através de contratos de CALL para milho e soja.

Para ouvir este e outros BBCast Agro acesse: blog.broto.com.br/bbcast-agro ou busque por BBCast Agro em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.