Listen

Description

Olá, hoje é quinta-feira, 29 de junho de 2023, meu nome é Alexandre Bittencourt, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do e vamos conversar sobre a safra 2023/24.

Na próxima semana inicia-se oficialmente a safra 2023/24 no Brasil, com uma perspectiva bastante otimista. Nesta semana foram lançados os planos safras pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com avanços positivos no aporte de recursos para o financiamento da safra e com enfoques na sustentabilidade, ampliando oportunidades para o produtor rural investir na recuperação de áreas degradadas, adequar-se ao Cadastro Ambiental Rural - CAR, avançar na agricultura regenerativa, ampliar a utilização de bioinsumos, adotar a rastreabilidade à produção, reforçando assim o compromisso do produtor rural brasileiro com a sustentabilidade.

E as expectativas são positivas para avançarmos para mais uma safra de elevada produção no Brasil, contribuindo para o crescimento econômico do nosso país. Os preços dos principais produtos agropecuários, mostram-se inferiores aos da safra passada, contudo os custos de produção reduziram consideravelmente, com perspectivas de rentabilidade positiva para as atividades agropecuárias.

A implantação, desenvolvimento das lavouras e colheita da produção se darão sob influência do Fenômeno climático El Niño, que pode trazer redução nas chuvas para as regiões Norte e Nordeste e elevação de chuvas para o Rio Grande do Sul. Isso requer atenção em relação à adoção de mitigadores relacionados à produção, como a implementação de tecnologia adaptada à situação de seca ou excesso de chuvas, seguros agropecuários e Proagro.

Também cabe ênfase à necessidade de melhoria na gestão da sua atividade, produtor rural. Além do controle de custos e do processo produtivo, a gestão da comercialização também requer atenção. Os custos reduziram de forma considerável, abrindo oportunidades para posicionamento na aquisição de insumos, e os preços seguem com alguma volatilidade.

A safra no hemisfério norte segue em fase de desenvolvimento e início de polinização, em momento que o clima segue afetando a qualidade das lavouras em importantes países produtores. Essas incertezas em relação à produção e oferta das principais commodities agropecuárias, pode trazer oportunidades para posicionamento em relação à comercialização da produção durante o segundo semestre, visto que a fase crítica para a definição de produtividade das lavouras se dará até o início de agosto deste ano. Assim, a venda antecipada e a adoção de opção agropecuária são bons instrumentos para formação do preço médio para sua produção.

Amanhã, dia 30/06, às 10 horas da manhã, o Banco do Brasil lançará o seu plano safra 2023/24 com ótimas novidades, reforçando o compromisso de ser o maior parceiro do produtor rural. Você poderá acompanhar pelo canal do Broto na Web. Basta acessar broto.com.br. Um Grande abraço e uma excelente safra 2023/24 para todos os produtores rurais e demais parceiros do agronegócio brasileiro.